quinta-feira, março 03, 2005

Quarto Escuro

Liguei a T.V. e fiz zapping por uns minutos. Não estava a dar nada que me chamasse a atenção. Peguei no livrinho da programação dos canais Lusomundo e reparei que tinha começado um filme há 20 minutos. Quarto Escuro; Home Room no original. Nunca tinha ouvido falar. Não conhecia os nomes dos actores. Mas também não estava a dar mais nada de interessante e comecei a ver. Acabou por ser dos melhores filmes que vi ultimamente!... Bom, para falar a verdade não tenho visto muitos filmes ultimamente... mas adorei.
Quarto Escuro foi feito (relativamente) pouco tempo depois da tragédia de Columbine, no entanto pega no tema da violência nas escolas de forma diferente do que seria de esperar. Não tem nada a ver com o filme Elephant, por exemplo, pois nunca se chega a ver o tiroteio. Quarto Escuro trata das consequências, do depois. Faz uma excelente abordagem ao tema do stress pós-traumático vivenciado por quem sobrevive a um acontecimento do tipo. De como é que se lida com o facto de se ter sobrevivido, enquanto os outros morreram.
É um filme forte (tem alguma linguagem mais crua e cenas algo violentas), que conta com uma impressionante interpretação das actrizes Busy Philipps e Erika Christensen. É um filme intenso e que não procura dar lições de moral ou explicações acerca dos motivos que levam um jovem a pegar numa arma e a matar colegas indiscriminadamente. Há coisas que acontecem sem motivo, sem explicação possível.
Mas vai mais longe. Trata de Dor. De como é normal sentir Dor quando se está perante um acontecimento Doloroso. Aborda também, ainda que ao de leve, o problema do abuso de anti-depressivos para adormecer o espírito.
Recomendo. E não vou dizer mais nada ou perde toda a piada.

Sem comentários: