domingo, fevereiro 20, 2005

Leituras

Depois de tanto tempo a ler somente apontamentos e livros técnicos recomendados, a alegria de voltar a pegar num bom livro "porque sim"!...
Começei a ler O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde... porquanto parece-me bem, mas quando acabar digo-vos o que achei.


Oscar Wilde - pequena biografia
Poeta, dramaturgo e ensaísta irlandês, de nome completo Oscar O'Flahertie Fingal Wills Wilde, nasceu a 16 de Outubro de 1854, em Dublin, e faleceu a 30 de Novembro de 1900, em Paris, França.
A sua obra, nomeadamente a poesia, apresenta características que permitem incluí-lo na corrente finissecular do Esteticismo. As comédias O Leque de Lady Windermere (1892) e A Importância de se chamar Ernesto (1895) [vi o filme, giríssimo!] são consideradas obras-primas. É autor também da famosa obra O Retrato de Dorian Gray (1890).
Pela sua homossexualidade, foi alvo de um célebre processo-crime, que o levaria a cumprir dois anos de prisão com trabalhos forçados (1895-1897). Depois de ser libertado, adoptou o nome Sebastian Melmouth e foi viver para França. Passou os últimos três anos da sua vida em Paris, onde publicou A Balada da Prisão de Reading (1898), revelando as condições inumanas da vida na prisão.

Sem comentários: