sexta-feira, julho 13, 2007

Sexta-Feira 13

Uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar.
Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença reside no facto de Jesus Cristo ter sido provavelmente morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Além disto, na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas: Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.
Existem, porém, versões anteriores provenientes de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete em que 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser convidado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí adveio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar é desgraça na certa.
Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, esta passou a reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio, rogando pragas aos humanos.

Adaptado de: Wikipédia

Sem comentários: