quarta-feira, maio 10, 2006

Da beleza.

Alturas houveram em que, devido a preocupações ridículas sobre gordurinhas, não me conseguia achar atraente. A isso decorria a baixa auto-estima, a teima em tentar seguir dietas impossíveis, etc.
Entretanto, cresci. Hoje sei que não existem corpos feios, mas apenas percepções negativas desses corpos. O truque é descobrir as características que sentimos como mais bonitas e procurar realçá-las. Quanto àquelas coxas rechonchudas, ou àquele rabiosque magricela, há sempre a possibilidade de os tentar melhorar com exercício físico e/ou dieta apropriada – tendo sempre presente que é impossível mudar a forma do nosso corpo –, mas o primeiro passo tem que ser a aceitação do que somos.
Se nos sentirmos bem connosco próprias, isso vai se reflectir no modo como andamos, como sorrimos, como nos relacionamos… Leva a que sejamos envolvidas por um halo de harmonia, de auto-confiança, que nos torna irresistíveis. Além disso, já que todos temos diferentes preferências e gostos, haverá sempre alguém, para nosso espanto, a sentir-se atraído exactamente por aquela característica que achávamos tão deselegante.
Claro que não acredito que a Beleza (seja a beleza de um corpo de proporções ideais, ou a beleza de quem se sente e se mostra deslumbrante) seja o factor determinante nas relações amorosas. Nada disso. É inegável que a atracção inicial, aquele despertar dos sentidos para uma outra pessoa, é fruto de uma primeira impressão favorável. Mas no que acredito firmemente é que, para existir a disponibilidade emocional necessária ao estabelecimento de uma ligação, é vital a aceitação do que somos. Só quando nos aceitamos como seres lindos, por dentro e por fora (mesmo com todas as falhas e imperfeições inerentes ao ser-se Humano), é que podemos pretender aceitar o todo que constitui o outro.
Para mim, no que toca ao interior, esta aceitação não deve ser uma mera admissão passiva dos defeitos. Deve haver uma procura activa de aperfeiçoamento, de modo constituirmo-nos como uma unidade harmoniosa, em sintonia com o Universo.

Sem comentários: