domingo, setembro 25, 2005

Little Portugal

O texto que aqui publico é um excerto da crónica “Pluma caprichosa”, de Clara Ferreira Alves, que saiu na Única de ontem.
O texto fala da série “Little Britain” que passa na BritCom, na 2:, e remata com um parágrafo acutilante e satírico q.b.:

“A consolação que nos resta é que escusamos de escrever e produzir humor escatológico e brutalíssimo, a nossa realidade é suficientemente cómica. Numa única semana, tivemos vários sketeches geniais entre os candidatos à Câmara Municipal de Lisboa (gross, very gross, escatologíssimo), a estreia de um reality-show chamado “1ª Companhia” que acaba de vez com esse último bastião da dignidade e da honra nacionais que são os militares, na mesma semana em que os militares se batem e querem manifestar pela continuação da instituição militar como último bastião da dignidade e da honra nacionais, e a nomeação de Mr. Bean, um senhor ligado ao PS, respeitabilíssimo é certo mas não o suficiente para dizer ao primeiro-ministro não posso aceitar ser o presidente do Tribunal de Contas justamente porque sou respeitabilíssimo e do PS. E em Londres, of all places, Cavaco anunciou respeitabilissimamente que já tinha tomado uma resolução sobre o seu futuro político e mais não dizia porque estava em Londres (Ah! Ah! Ah!). E, claro, a maravilhosa manifestação de uns cromos da extrema-direita (é por isto que a extrema-direita tem a reputação que tem) no Alto do Parque, em frente à bandeira nacional gigantesca que o Santana plantou no seu último dia na Câmara (Ah! Ah! Ah!), contra o que eles chamam «os maricas». Nunca se deve proibir uma manifestação destas, ficávamos sem riso para a semana. Com o resto das personagens que por aí andam, os boys e os seus jobs, os autarcas arguidos, os líderes partidários, os assessores, os gays e os héteros, os donzéis e donzelas da nossa vida cor-de-rosa às pintinhas, o nosso primeiro ministro com boa pinta, os esquerdinhas e os direitinhas, fazia-se um Little Portugal de grande qualidade."

Sem comentários: